Navigation

1 2 3 4 Credits

Bem vindo ~*!

Olá guest, muito bem vindo ao meu tutorial de histórias :)
Aqui, eu, Mary the Fox, lhe ensinarei o básico para escrever uma boa história ^^. Espero que goste do tutorial!

Tutorial de Histórias

Començando...

Hey Mary, o que vem a ser uma história? As histórias são narrações de fatos que possuem um
enrredo, espaço, e uma cronologia. Ou seja, toda história precisa de personagens, um lugar (ou mais) onde se desenvolverá a história e o tempo em que essa história acontece (podendo ou não ser mais de uma época).

Tipos de narração

Existem duas formas de se narrar uma história: 1° pessoa e 3° pessoa

1° pessoa, ou narrador personagem: Normalmente é narrada pelo personagem principal da história. Os fatos são narrados sobre o ponto de vista do personagem (geralmente o personagem principal) ,e ele pode se favorecer ou não da história, e isto causa dúvidas sobre a autenticidade dos fatos, o que torna a narração em 1° pessoa bem interessante e, desde que bem escrita, consegue prender melhor a atenção do leitor. Esse tipo de narração é um pouco difícil de dsenvolver, pois você tem de conhcer muito bem o seu personagem, qualidades, traumas e defeitos, pois ela é um pouco "pessoal".

3° pessoa ou narrador observador: É a narração mais comum.Nela o narrador é um observador que não participa ativamente da história. Ela é mais "confiável" do que a narração em 1° pessoa, pois o narrador apenas conta os fatos como ocorreram, favorecer nenhum personagem. Ela é mais fácil de ser escrita do quê a em 1° pessoa, pois não leva tão em conta as emoções e sentimentos dos personagens e é mais descritiva do que emotiva. Por ser fácil de dsenvolver, é a mais utilizada, porém se o escritor não conseguir prender a atenção do leitor ela se torna muito tediosa.

Personagens

Existem três tipos de personagens:Principais, secundários e terciários
Uma dica que sempre dou é sempre fazer um rascunho sobre os personagens antes. Personalidade, aparência, como se realacionam com os outros, etc...

Personagens Principais: O nome já diz tudo. Eles são a "alma" da história,em uma apply normalmente é o pet que você está applicando. Eles aparecem com bastante frequência e de alguma forma se relacionam com os outros personagens.As histórias não precisam necessariamente ter um só personagem principal, mas também não devem ter centenas e mais centenas de principais, de alguma forma ou de outra sou história será em torno de apenas alguns personagens.

Personagens Secundários: Aparecem com menos frequência na trama, porém são tão importante quanto os principais. Normalmente são parentes, amigos, conhecidos ou inimigos dos personagens principais. As vezes os personagens secundários são confundidos com os terciários, pois alguns começam "do nada" em uma história, porém os que os diferenciam é que os secúndarios participam ativamente da história.

Personagens Terciários: Gosto de chama-los de figurantes. Aparecem pouquissímo na trama e as vezes não possuem nomes nem falas. São as pessoas com quem os outros personagens topam na rua, os empregados de uma casa ou os espectadores de uma peça.Quando possuem falas elas são de curta duração e pequenas, como um "me desculpe" ou "obrigado", eles não participam ativamente da história, ou seja, não interagem diretamente com os outro personagens.

Espaço

É onde os fatos irão ocorrer, simples não é mesmo? Para começar, eu recomendo descrever um pouco o espaço: se é uma cidade, campo, mansão, estação espacial, outra dimensão, etc...Isso permite o leitor "ver" o que você imaginou. Também descreva uma pouco do clima, algumas vezes o clima reflete o humor dos personagens:quando tristes o dia está cinzento e quando raivosos o dis está tempestuoso.O espaço é indispensável para sua história, afinal de contas ela não pode se passar no nada. Algumas histórias se passam em apenas um lugar, como algumas fábulas que se passam apenas na floresta, e outras em mais de um espaço,como uma ficção cinentífica que se passa em diferentes planetas. O espaço também serve para relatar um pouco da vida do personagem:nasceu na cidade, cresceu no campo, morreu na montanha, e isto as vezes pode influenciar na personalidade. Independente do números de locais onde sua história ocorrerá, o espaço é indispensável para uma história e criá-lo é uma liberdade sua. Só insisto que faça uma pequena descrição, isso facilitára a compreensão do leitor.

Cronologia

As histórias não precisam começar exatamente na ordem passado-presente-futuro.Uma coisa que eu adoro é quando a história começa a ser narrada a partir da morte do personagem, contando tudo o que ocorre até o momento de sua morte.Algumas histórias acontecem no presente e se desenvolvem no presente, não passando por nenhum outro período de tempo. Idependente da ordem crológica as histórias tem de se passar em um período de tempo, assim como o espaço, a cronologia é indispensável para a narração dos fatos.

Escrevendo Sua História

Toda história tem começo,meio e fim

ntrodução/Prólogo: É onde você dará ao leitor uma base do que sua história irá falar. Normalmente eles falam um pouco sobre o que antecede os fatos que ocorrerão na história, para que assim o leitor tenha uma ideia de que irá ocorrer no decorrer da trama.N em todas as histórias possuem uma introdução/prológo, há quem prefira inicia-lá direto.

Narração dos fatos: Após intoduzir e iniciar a história, você irá narrar os fatos que ocorrem, essa parte aqui não tem segredo nenhum.

Clímax: É ponto alto da sua história, é onde ocorre aquele fato que todos esperavam, como por exemplo encontrar o assasino da duquesa. Normalmente é o ponto tenso da história e onde ocorreram muitas revelações que vão dar sentido a trama.

Conclusão/encerramento: O próprio nome diz tudo, é onde você vai tirar as conclusões finais da história e encerra-lá. Caso não tenha sido esclarecido no clímax, é aqui que você dará as respostas finais e dirá o que acontece com os personagens. Já li vários tipo de finais, felizes,triste, trágicos,misteriosos e esclarecedores. O final varia de acordo com seu tipo de história.

Epílogo: Alguns histórias possuem um epílogo, que nada mais é do que uma explicação a mais que não foi dada na conclusão/encerramento, normalmente é um pequeno capítulo que conta os fatos de acordo com a visão de um personagem ou do próprio autor.

Formas de Escrita

Há duas formas de escrita: poesia e prosa

Prosa: É a forma que eu mais gosto e considero mais fácil.É o texto "comum". Não há segredo para escrever um texto em prosa, ele não possui metrificação ou rimas, se você já escreveu uma redação na escola, você consegue escrever uma história em prosa.

Poesia: Considero a poesia muito complexa e não me aprofundarei muito. Existe muitos tipos de poesias: romântica, parnasiana, clássica, concreta, etc... Poesias não precisam necessariamente ter rimas, mas geralmente são dividas em estrofes (com excessão da poesia concreta, que é uma forma de poesia moderna que se utiliza das palavras para formar uma imagem). Histórias escritas na forma de poesia, como a literatura de cordel, são muitas vezes belissímas, porém resalto que são complexas e é preciso ser um pouco poeta para desenvolve-lás.

Tipos de História

Existem vários tipos de histórias.Quando escrever,escolha aquele que mais lhe agrade ou que você saiba melhor desenvolver.

Comédia:Aqui você tem que ser engraçado, pois o objetivo é fazer as pessoas rirem. Piadas sem graça e trocadilhos manjados deixam a história irritante. A comédia não é tão simples quanto parece! Ela é bem complexa e você tem de dsenvolve-lá bem para torná-la engraçada.

Drama: Não, aqui necessáriamente não prescisa ser um velório onde todo mundo está triste e chorando. O drama também pode ter momentos cômicos, ou seja, pode ser uma dramédia. Ele normalmente gira em torno dos conflitos dos personagens principais.

Terror: Assim como a comédia, você tem que saber causar medo no leitor. Existem um tipo de teror chamado humor negro, que nada mais é que uma história de terror com requintes cômicos. Zumbis que dominam o mundo e lobisomens que espreitam na sombra são um pouco previsivéis ,portanto seja criativo.

uspense: Assim como o terror, causa medo nas pessoas, porém com menos cérebros. O suspense é um tanto mais complexo que o terror, pois você sempre tem de manter aquela tensão no ar.

Romance: Romances não prescisam ser românticos, podem ser de ação, aventura, drama ou comédia. Normalmente são bem extensos com diversos personagens envolvidos de alguma forma na trama.

Aventura/Ação: Como meu antigo professor dizia, esse é o tipo de história pra quem ama uma explosão ou adora bancar o explorador. Nesse tipo o personagem principal está sempre em busca de algo ou tentando destruir os planos de um vilão maquiavélico. Você também pode usar requintes dramáticos e cômicos nesse tipo para torná-lo mais interessante.

Aventura/Ação: Como meu antigo professor dizia, esse é o tipo de história pra quem ama uma explosão ou adora bancar o explorador. Nesse tipo o personagem principal está sempre em busca de algo ou tentando destruir os planos de um vilão maquiavélico. Você também pode usar requintes dramáticos e cômicos nesse tipo para torná-lo mais interessante.

F.A.Q & Cia

Ok Mary, li seu tutorial mas ainda tenho dúvidas
Sem problemas, basta mandar um neomail para Marileni716 e ficarei feliz em esclarece-lá ;)

Posso te linkar?
Eu adoraria!

Eu não tenho criatividade para escrever uma história...
Claro que tem.Não é preciso ser um escritor para escrever uma boa história,basta achar sua inspiração...

Por que você criou esse tutorial?
Porque eu adoro escrever e sinto que muitas pessoas no Neopets tem dificuldades com isso,então decidi ajudá-las um pouquinho.

0Ihn,eU z0Ú um N00by e Kerú c0pIaR zEu Tut0riAl
Fique á vontade,mas garanto que você fará uma visitinha ao Titio Snow em breve.

Aceita parcerias?
Depende,mande um Neoamail para mim e eu pensarei.

Link-me?



Créditos

Buttons by:

Páginas que recomendo

Button

Listada Em:





Heads Up! You're about to leave Neopia!

You've clicked on a link that will take you outside of
Neopets.com. We do not control your destination's website,
so its rules, regulations, and Meepit defense systems will be
different! Are you sure you'd like to continue?



It is a journey
I must face...alone.
*dramatic music*
I want to stay on Neopets,
where the dangers of
Meepit invasion
are taken seriously.
Heads Up! You're about to leave Neopia!

You've clicked on a link that will take you outside of
Neopets.com. We do not control your destination's website,
so its rules, regulations, and Meepit defense systems will be
different! Are you sure you'd like to continue?



It is a journey
I must face...alone.
*dramatic music*
I want to stay on Neopets,
where the dangers of
Meepit invasion
are taken seriously.
Heads Up! You're about to leave Neopia!

You've clicked on a link that will take you outside of
Neopets.com. We do not control your destination's website,
so its rules, regulations, and Meepit defense systems will be
different! Are you sure you'd like to continue?



It is a journey
I must face...alone.
*dramatic music*
I want to stay on Neopets,
where the dangers of
Meepit invasion
are taken seriously.
/help/bumper/headers/log-in-to-facebook

NEOPETS, characters, logos, names and all related indicia
are trademarks of Neopets, Inc., © 1999-2014.
® denotes Reg. US Pat. & TM Office. All rights reserved.

PRIVACY POLICY | Safety Tips | Contact Us | About Us | Press Kit
Use of this site signifies your acceptance of the Terms and Conditions