Bem-vindo

Bem vindo ao Tutorial de Contadores da Biia, onde você poderá encontrar tutoriais para fazer contadores de visitas para sua página. São alguns passos simples de se cumprir, e cada tutorial leva mais ou menos 5 minutos para ser completado. Portanto, não perca tempo, comece a fazer o seu próprio contador :)

Neomail

Dados da página

Inaugurada no dia 18/06/10
Versão #12: Hatsune Miku
TCB © Biia-nyan


Atualizações

05.01.13 - Novas parcerias!
01.01.13 - Feliz Ano Novo! Nova parceria com a página Bisque.
29.12.12 - Novo button por Douceur.

Tutoriais

Tutorial de Contadores
Tutorial de Widgets
Tutorial de Flag Counters

Observação: Arraste as imagens do tutorial para a barra de endereços para vê-las em seu tamanho original.

Regras

O crédito não é mais obrigatório, mas apreciável.
Não use as imagens, contadores, ou nada que não está aqui para ser copiado/usado.

Tutorial de Contadores


Para começar, você deve saber o que é um contador. É aquela imagem que tem números que contam as visitas daquela página desde que ele foi colocado ali:

Ele é colocado em Petpages, Associações, Petlookups, Userlookups, lojas, galerias... Para fazer um, vamos para a próxima parte, que é a de montar um contador, ou seja, pegar uma imagem e colocar os números que contam as visitas.

Mas, onde eu monto, consigo a imagem, etc? Você pode criar uma imagem e hospedá-la, ou, caso já tenha o link dela, ir direto para a parte de montar o contador:

Preciso hospedar uma imagem;
Já tenho a URL da minha imagem.

Hospedando sua imagem


Para hospedar sua imagem, entre no site Photobucket.com e crie uma conta, eu recomendo, a qualidade das imagens fica muito boa e é um dos sites mais usados pelos usuários que conheço. Depois de criar uma conta (demora menos de um minutinho), clique em "Upload Now" e selecione a imagem que quiser (aperte "Ctrl" para selecionar mais de uma imagem). Lembre-se que pode usar imagens animadas, portanto use a sua criatividade ao usá-las. Quando o site tiver feito o upload, a imagem vai aparecer (hora de editar o título e a legenda, se quiser). Clique em "Save and continue to my album" e em seguida coloque o cursor em cima da imagem. Copie o "Direct Link", que deverá terminar em .gif, .png ou .jpg (lembre-se de salvar sua imagem em um desses formatos). Agora vamos para a segunda parte, a de montar o contador.

PS: o Photobucket apaga as suas imagens de você não entrar depois de um tempo na sua conta, mas é só depois de muito tempo mesmo!

Fazendo o contador


Para montar o contador, crie uma conta no site BoingDragon (boingdragon.com), clicando em "Counter Signup". É um processo muito rápido e fácil:

Você será direcionado para uma página. Essa página tem uma barra na parte superior. Clique no link indicado:

Clique em "Add a New Counter". Se quiser usar umas das imagens que o site sugere, basta clicar sobre a escolhida. Para usar a sua, clique no Scorshio azul no fim da página, que te levará para esta página (se usar as imagens do site, o espaço para colocar o link da imagem não aparecerá, não será possível mudar o tipo de letra, etc):

Coloque o link da imagem em "Background Image URL" e clique em "Update URL". Para mudar quantos números aparecem no contador, mude o número 1 em "Show at least 1 digits", e para tirar a borda da fonte dos números, mude o on em "Turn on font border" para off. O "Horizontal/Vertical" muda a posição dos números (horizontal ou vertical). Para mudar a fonte, selecione o tipo em "Font" (são 3 tipos: Small, Spooky e Large), e a cor da Borda (se houver) e dos números. Para testar as mudanças, clique em "Preview".

Agora mude a posição dos números. "X" muda para a direita ou esquerda (quanto menor o número escolhido, mais para a esquerda) e "Y" para cima ou para baixo (número menor, mais para cima). Conforme você muda os números, clique em "Re-center" para visualizar na imagem escolhida. Depois de terminar, coloque em "Instance Name" a legenda, título, etc.
Exemplo: Contador iniciado em dd/mm/aa, ou Contando desde dd/mm/aa, ou o título da página em que vai colocar o contador.

Na área "Start Count at", coloque o número em que o contador deve começar a contar, deixe em 0 mesmo, se quiser começar do 0, mais se quiser continuar a contagem de outro contador, coloque o número que o contador está marcando. Clique em "Creat Counter". Agora seu contador está pronto! Vamos pegar o código. Depois de criar o contador, o site te levará para a página inicial, mas o contador que acabamos de criar está lá! Clique em "Install" e copie o código em negrito. Agora basta colar onde você quer colocar o contador e pronto! Você já pode contar o número de visitas da sua página.

Voltar à lista de Tutoriais

Tutorial de Widget

Descobri que o tutorial não funciona mais, mas já sei como fazer um widget no site novo. Vou levar alguns dias para refazê-lo.

Agradeço a sua paciência.

Voltar à lista de Tutoriais

Tutorial de Flag Counter

Para começarmos a fazer nosso Flag Counter, precisaremos saber o que é um. É um contador, mas mostra de onde vieram os seus visitantes, usando as bandeiras dos países. O site disponibiliza dois modelos, pode ser um mapa (chamado pelo site de Flag Map) ou o "padrão" (chamado de Top Countries).

Os dois tipos são fáceis e rápidos, e vamos aprender a fazer os dois. Para começar, visite o site flagcounter.com. Desça até o fim da página, onde vamos montar o Flag Counter. Escolha o seu tipo:

Top Countries
Flag Map

Top Countries


Para fazer seu contador, arraste a imagem acima para a barra de endereços, para vê-la em seu tamanho real.

Legenda:

Verde: selecione o tipo de contador, no caso, "Top Countries".
1: escolha o número máximo de bandeiras que poderão aparecer.
2: coloque o número de colunas de seu Flag Counter (mais colunas, mais largo).
3: título de seu Flag Counter. Pode não aparecer (opção "none"), ser "Visitors" ou personalizado (selecione "Custom").
Vermelho: escolha as cores de seu Flag Counter. "Background Color" é a cor do fundo, "Text Color" é a cor do título e "Border Color" é a cor da borda. Clique aqui para ver uma tabela de cores.
1: selecione esta opção se quiser que a sigla dos países apareça ao lado das bandeiras no seu Flag Counter. Ex: BR (Brasil), US (Estados Unidos), entre outros.
2: marque esta opção se quiser que o total de visitas apareça.

Agora que você já montou seu Flag Counter, vamos montar o código.

Flag Map


Para fazer seu contador, arraste a imagem acima para a barra de endereços, para vê-la em seu tamanho real.

Legenda:

Verde: selecione o tipo de contador, no caso, "Flag Map".
1: escolha o tamanho de seu Flag Map: Pequeno (Small), Médio (Medium) ou Grande (Large).
2: título de seu Flag Counter. Pode não aparecer (opção "none"), ser "Visitors" ou personalizado (selecione "Custom").
Vermelho: escolha as cores de seu Flag Counter. "Text Color" é a cor do título e "Border Color" é a cor da borda. Clique aqui para ver uma tabela de cores.
Rosa: marque esta opção se quiser que o total de visitas apareça.

Agora que você já montou seu Flag Map, vamos montar o código.

Montando o código

Após terminar de personalizar seu Flag Counter, clique em "Get your Flag Counter". Logo depois uma tela aparecerá, pedindo seu e-mail. Não coloque, apenas selecione "Skip". Depois, uma página com os códigos será aberta. No código de fóruns, copie o que está entre [IMG] e [/IMG], como aparece na imagem:

Agora, cole a URL no lugar do link colocado no código da caixinha abaixo.

Pronto! Agora é só colar o código onde quiser que o Flag Counter apareça.

Voltar à lista de Tutoriais

Tabela de Cores

Voltar para o tutorial de Widgets
Voltar para o tutorial de Top Countries
Voltar para o tutorial de Flag Maps

Sitely

Link-me


Parceiros


Se estiver interessado, mande um neomail para thatyouknow.

Listada em

Créditos

Brushes por Swimchick.
NEOPETS, personagens, logotipos, nomes e todos os símbolos relacionados são marcas registradas de Neopets, Inc., © 1999-2011.
© 2007-2012 Crypton Future Media, INC.